Tons e Efeitos - O que é moda entre os Mármores?

Grandes obras utilizam mármores em tons cinza, em razão do menor custo e maior quantidade, sem a intenção de seguir ou criar uma tendência.

O branco também é muito utilizado em obras que exigem grandes quantidades de mármore, seguido do Crema Marfil espanhol, do Travertino nacional e do Carrara italiano. Os tons de bege são muito solicitados, pois evitam erros na composição das cores. Entre eles, o bege com Rosso Verona e Rojo Alicante; bege com verde; e bege com preto são as misturas mais comuns.

Os tons de bege são os mais solicitados, e viraram a moda em decoração e acabamento, e servem de estímulo para o crescimento do uso do Travertino iraniano, Travertino romano e, mais recentemente, do Botticino.

Os profissionais, entretanto, preferem arriscar nas inovações, e utilizam mármores raros, com pouca quantidade e muita beleza. Este comportamento vem abrindo mercado para o Quartzito, que tem aspecto de mármore em tons de azul, além de outras cores como o ônix, negros absolutos e os iranianos, opções diferenciadas, que chamam a atenção do decorador e despertam sua criatividade nos desenhos e recortes.

Grandes produtores

O Brasil é um dos grandes produtores de rochas ornamentais, e exporta sobretudo blocos, numa trajetória de desenvolvimento já percorrida por países com maior tradição nesse mercado. Nossos maiores concorrentes no mercado internacional são a China Continental, África do Sul e a Índia. Itália, Alemanha, Espanha, Grécia e França são os maiores consumidores, responsáveis por quase 45% do consumo mundial de material bruto, maior exportadora de produtos acabados e serviços e maior consumidora per capita, controlando assim quase 50% do comércio internacional.






Pedras Decorativas Nunes
nunes@marmoresnunes.com.br

Av. Vereador Abel Ferreira, 4027 - Vila Formosa - CEP 03344-000 - São Paulo, SP
Tel.: (11) 2911-1749 Fax: (11) 2302-3483